TwitterFacebook

Volta às aulas com saúde ocular em dia

Na hora de voltar às aulas, lembre-se que a avaliação oftalmológica é fundamental para a boa aprendizagem do aluno. E como muitos problemas oftalmológicos são silenciosos, é comum crianças chegarem à idade escolar sem terem sido submetidas a exames preventivos, o que pode causar danos à saúde, além de atrapalhar no rendimento em sala de aula.

Para ter uma ideia, o último relatório divulgado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia estima que, só no Brasil, são 15 milhões de crianças em idade escolar com erros de refração (miopia, astigmatismo e hipermetropia). “Estas alterações, quando não corrigidas, podem ser a causa de mau desempenho escolar. Sabemos que muitas vezes a triagem em crianças pequenas é uma tarefa que exige tempo e paciência, mas os pais e professores podem ajudar, observando os sintomas da criança e do adolescente. Queixas como dor de cabeça, ardência e dores oculares, além de dificuldade para enxergar o quadro, são indicativos de que elas possam apresentar algum distúrbio de visão”, afirmou dr. Victor Saques, médico do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB).

Natália Lopes, mãe dos gêmeos João Vitor e Felipe Menezes, de seis anos, sabe da importância da prevenção e realiza exames anualmente. “Acompanho a saúde ocular dos meus filhos desde o nascimento deles, como o teste do olhinho, que ajuda no diagnóstico precoce de doenças como rubéola, catarata, toxoplasmose e glaucoma. E depois, todo ano antes de começar as aulas, vamos todos juntos ao oftalmologista para exames de rotina, já que a prevenção evita uma série de doenças graves no futuro”, ressalta Lopes.

O médico do HOB lembra ainda que exames oftalmológicos de rotina, assim como na casa da Natália, devem ser feitos sempre e em todas as idades. “Aqueles que já usam óculos também devem fazer avaliações anuais, mesmo que aparentemente estejam enxergando bem, pois os óculos podem estar incorretos ou fracos. Alguns simplesmente não usam mesmo sabendo da necessidade. Isto prejudica seu rendimento, tanto na sala de aula quanto no estudo em casa, pois pode causar dores e cansaço”, explica o oftalmologista, que ainda dá dicas sobre os cuidados que devem ser tomados para assegurar a saúde dos olhos na hora de estudar.

“O melhor lugar para ler é sentado à frente de uma mesa ou escrivaninha, com a luminosidade adequada. O mais indicado é usar uma luminária e a luz nunca deve ser direcionada para os olhos, mas direto para livro que está sendo lido. Não abuse do uso dos aparelhos tecnológicos, pois ao utilizar o computador por muito tempo, a curvatura do cristalino perde sua capacidade de relaxar e não responde a mudanças no comprimento focal, levando a pessoa a ver mal à distância. Ou seja, um espasmo de acomodação, onde os principais sintomas são redução da acuidade visual, fadiga e dor nos olhos”, conclui Victor Saques.

Site infantil desenvolve jogos sugeridos por educadores

O site infantil Divertudo trabalha há 17 anos desenvolvendo jogos educativos. Para ampliar o acervo e a qualidade do material disponível, o portal aceita colaboração de professores e educadores para o desenvolvimento de jogos e brincadeiras online que possam servir como atividades paradidáticas.

Os jogos são uma maneira eficiente de auxiliar o aluno a memorizar e vivenciar qualquer conteúdo. Existem infinitas possibilidades de criar e produzir atividades, inclusive somando matérias, numa proposta interdisciplinar.

A equipe responsável pelo Divertudo, liderada pela designer gráfica Liliana Akstein e pela jornalista Evelyn Heine, se propõe a desenvolver gratuitamente brincadeiras e jogos sugeridos pelos educadores, desde que haja uma orientação adequada e sejam constatados o seu interesse lúdico e educativo e a sua viabilidade técnica. “Nosso intuito é entreter e colaborar com a educação. Mas para isso precisamos saber do que os educadores mais necessitam no momento”, afirma Evelyn Heine.

Além de já contar com centenas de jogos e brincadeiras, o acervo do site é composto ainda por histórias, ilusões de óptica, quadrinhos, e-books, entrevistas com escritores, vídeos e charadas. Todo o conteúdo pode ser acessado gratuitamente.

Temer assinará acordos para plano de segurança

O presidente Michel Temer convidou os governadores das 27 unidades da federação para um evento na próxima quarta-feira (18), quando pretende que eles assinem acordos de cooperação se comprometendo com o cumprimento do Plano Nacional de Segurança Pública. A intenção do presidente é receber uma espécie de compromisso político dos governos estaduais para que se empenhem em uma solução para os problemas do sistema prisional brasileiro.

A solenidade de quarta-feira deve reunir também representantes dos órgãos de segurança pública estaduais que auxiliaram na elaboração do plano, além de representantes de organizações da sociedade civil ligadas à área.

Lançado no início do ano após a deflagração de uma crise no sistema prisional que já deixou mais de 100 mortos, o Plano Nacional de Segurança Pública tem como objetivo a reduzir o número de homicídios, combater o tráfico transnacional de drogas e melhorar a gestão do sistema penitenciário.

Dentre as ações previstas no plano que precisam de adesão dos estados e do Distrito Federal para serem implementadas está o chamado núcleo de inteligência integrada. O governo federal necessita que os entes federados concordem com o compartilhamento de informações com os órgãos de inteligência da União sobre questões referentes, por exemplo, ao tráfico nas fronteiras.

O mapeamento dos locais de homicídios dolosos e violência contra a mulher, inicialmente a ser aplicado nas capitais e depois expandido para demais municípios das regiões metropolitanas, deve ser objeto de outro acordo a ser assinado. Outro ponto que deve ser ratificado posteriormente é a interligação dos diversos sistemas de videomonitoramento em centros integrados de controle regionais e nacional.

Fonte: EBC

Contribuinte já pode atualizar CPF pela internet

A partir desta segunda (16), o contribuinte poderá atualizar o CPF pela internet. A Receita Federal oferecerá, no site do órgão, um formulário eletrônico que permite a alteração instantânea de dados como nome, endereço, telefone e título de eleitor.

Segundo a Receita, o serviço estará disponível 24 horas por dia e poderá ser usado tanto por brasileiros como por estrangeiros residentes no Brasil, independentemente da idade. O órgão estima que 191 milhões de contribuintes serão beneficiados pela ferramenta.

O novo serviço será gratuito. Atualmente, o contribuinte que deseja atualizar o CPF precisa ir a uma unidade dos Correios, da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil e deve pagar R$ 7 de tarifa de serviço.

Novo comprovante

A Receita também lança os novos modelos de comprovante de inscrição e de situação cadastral no CPF, que continuarão a ser emitidos na página do órgão. A principal mudança está na forma de autenticação, que será feita por meio de QR Code, tipo de código usado em dispositivos móveis. Os dados dos comprovantes CPF serão validados em tempo real.

Antes os comprovantes eram emitidos na página da Receita na internet. No entanto, de acordo com o órgão, o serviço era pouco usado porque a autenticação exige que os dados do documento (número de inscrição, código de controle, data da emissão e hora da emissão) sejam informados na íntegra para validação.

Fonte: EBC (com alterações)

Tirinha

Odyr Bernardi é desenhista e participou das coletâneas Irmãos Grimm em Quadrinhos, Dias Negros (Argentina), MSP 50 e O Fabuloso Quadrinho Brasileiro de 2015. Publicou quadrinhos e ilustrações nos jornais Folha de São Paulo, O Globo, Le Monde Diplomatique Brasil, Público (Portugal) e nas revistas Piauí, Vida Simples e Revista do Globo. Atualmente se dedica principalmente ao cartum e à pintura.

Desfiles técnicos das escolas de samba começam neste domingo

Os desfiles técnicos das escolas de samba do Rio de Janeiro começam neste domingo (15), no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. A partir das 19h, vão se apresentar Império Serrano, agremiação da Série A, e na sequência entra na Passarela do Samba, a Paraíso do Tuiuti, campeã da Série A em 2016 e que terá o direito de desfilar entre as escolas da elite do carnaval carioca. E a União da Ilha encerrará o primeiro dia dos desfiles técnicos. A entrada para as arquibancadas é grátis nos ensaios.

“Os ensaios técnicos são momentos importantes que as escolas têm para treinarem e fazerem a sua preparação para o dia principal”, disse o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Castanheira.

Castanheira adiantou que apesar da crise econômica, as escolas preparam “belíssimos espetáculos” e farão “grandes apresentações” tanto no Grupo Especial, como na Série A, de acesso ao Especial. “A avenida está preparada. Damos oportunidade às escolas do acesso e também do Grupo Especial de fazerem, cada uma delas, um dia de treinamento na Marques de Sapucaí”.

Confira o calendário dos desfiles de ensaio técnico:

Clique aqui para mais informações sobre os desfiles que acontecerão no Rio de Janeiro.
Com informações EBC e G1

Categorias

Sobre

Redes Sociais

Mais…

Your browser doesn't support canvas.